segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Reino dos Céus... o filme

Os Cruzados, ou antes,
os Sionistas do século XII !
Finalmente !! e com grande atraso,
eu vi o filme, "Kingdom of Heaven [Reino dos Céus]"
e se puder, por um momento, tornar-me Crítico de Filmes
eu diria que é o melhor filme (histórico) sobre Jerusalém.
Mas "melhor" não quer dizer "perfeito"
e a palavra perfeito é utópica
e está sujeita a muitas e muito pessoais avaliações.
Desta vez os árabes não são os "maus da fita"
o que é uma grande conquista
pelos padrões da indústria cinematográfica.
Em segundo lugar, o filme mostra que houve
bons-cruzados e maus-cruzados
e eu pergunto como é que alguém pode ser um "bom-cruzado" ??
A não ser que viesse desarmado
e regressasse a casa, um mês depois....
mas isso seria uma peregrinação
e não uma invasão-roubo-ocupação......uma cruzada.
Deixem lá este detalhe, porque,
Eu não posso reescrever a história, nem a posso delinear.
O filme teve diálogo extremamente curtos, porque,
obviamente cada palavra conta,
neste tão controverso e sensível
encontro Oriente-Ocidente.
Uma parte é delirantemente incorrecta e propagandista
e provavelmente também sionista....é quando pouco antes
dos Exércitos de Salah el Ddine (Saladino) tentavam romper
as muralhas de Jerusalém para as libertar....
o Herói do Filme.......( um francês, naturellement !!)
faz um discurso aos europeus dentro da cidade e diz:
" nenhum de nós era nascido quando esta cidade foi conquistada aos muçulmanos
nem nenhum soldado fora destas muralhas (os árabes) , nem ......."
se eu fosse um tradutor de hipocrisia e de hegemonias,
traduziria assim o texto:
" os descendentes dos ladrões podem ficar com a Jerusalém-roubada
e os filhos dos jerusalemitas não têm direito a tentar reconquistá-la"
Como se a mensagem do filme fosse:
Os Sionistas de hoje podem ficar com o que os Sionistas de ontem já roubaram
e os Palestinianos têm de se calar e não tentar reconquistar a sua Palestina"
Quem escreveu os diálogos do filme esqueceu-se aparentemente
que nem toda a gente, deste lado da muralha, é um idiota
e que 28% dos palestinianos são mais velhos do que o "Estado de Sião"
e 8% estão dentro das Muralhas de Jerusalém e 17% estão dentro
do próprio Estado-Roubado e 53% estão no Estado-Ocupado
e 56 estão fora, esperando porSalah El Ddine, o segundo.
Finalmente , eu digo que é o "melhor" filme de sempre, mas apesar disso não é perfeito !!
O que é inegavelmente significativo e belo
é a outra mensagem do filme ............que diz:
O Reino do Céu está dentro das nossas mentes e corações,
e não em Jerusalém"
Este é um filme que todos os Sionistas, todos os Israelenses e
todos os Cristãos-Sionistas têm de ver.

Raja Chemayel
Jerusalém está no meu coração
e de facto na minha terra...também !!
24.10.2008
PS :
do que ninguém se apercebeu é que durante as aventuras dos Cruzados
nos séculos doze e treze.....no Oriente-próximo,
a Espanha era árabe e muçulmana !!
e não incomodou os Cruzados !!

Sem comentários: