terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

JAFFA ou YAFFA ??

As Laranjas de Yaffa
antes dos israelenses chegarem

1937



De onde vieram estas laranjas todas ?

Estávamos em Agosto de 1968 e eu tinha acabado de aterrar em Frankfurt
e preparava-me para começar os meus estudos que iriam fazer alguma coisa
de um rapaz de 20 anos de Beirute.

A primeira vez na Europa, a primeira vez no Ocidente
a primeira vez no primeiro mundo.........

O meu primeiro choque cultural foram as casas de banho públicas
que em Frankfurt tinham uma máquina de moedas que abria as portas
apenas se lá metessem um moeda de 10 pfennig.

E fiquei a pensar, como é que um alemão faz,
se não tiver uma moeda de 10 pfennig ???

Assim aprendi a minha primeira lição, rapidamente
e sem contestar o modo de vida alemão.

Iniciei a vida estudantil e comecei rapidamente
a ambientar-me com o "grundlischkeit" alemão
e acima de tudo comecei a usar o meu relógio de pulso
mais de 10 vezes por dia ........
e já não como uma peça de joalharia.

Claro que o meu choque cultural seguinte foi quando,
num super-mercado eu vi que cada laranja tinha
um autocolante com as letras " J A F F A "

Eu perguntei aos meus amigos alemães o que queria dizer "JAFFA"
e eles explicaram-me que:
"Os israelenses transformaram o deserto palestiniano numa zona verde
e que eles estavam a plantar laranjas nesse mesmo deserto"
Eu perguntei-lhes: Porquê chamar então Jaffa , porque Jaffa é " Yaffa"
que é uma cidade na Palestina que já tinha laranjas
antes de Jesus nascer...... e não depois da chegada
dos israelenses !!!

Toda a gente me dizia que eu estava errado e que aquelas laranjas
vinham do deserto de Negev e que Jaffa não é Yaffa.
Eu devia estar enganado e os israelenses faziam maravilhas no deserto
e eu era apenas um árabe invejoso....

Com 20 anos, há quarenta anos atrás
as laranjas Yaffa eram palestinianas
na minha cabeça e ainda o são, hoje em dia.

Os israelenses não plantaram nenhumas laranjas no deserto
e espero que os meus amigos alemães o saibam, hoje em dia.

O que os israelenses plantaram no deserto foram 5 prisões
para as encherem com árabes, e uma fábrica nuclear atómica.

A Europa depois fartou-se das laranjas Jaffa, até aos anos 1970
e Marrocos começou a competir com Israel e Marrocos ganhou
completamente......mas nenhum dos meus amigos europeus me disse
que os marroquinos cultivavam as suas laranjas num deserto....
Porque só os israelenses é que fazem milagres
e os marroquinos só fazem plantações !!

40 anos depois,
ainda é preciso pagar numa casa de banho alemã
e Israel ainda faz milagres
enquanto que os marroquinos não.

Sem comentários: