quarta-feira, 30 de março de 2011

A Fórmula das Lealdades-Árabes

Para: irmao@primo.lb
orgulhosamente as minhas raízes !!




A fórmula das Lealdades-Árabes
consiste numa avaliação-proporcional-comparativa.

Nós dizemos:
Ana wa akhy dod ibn aami
wa laken ,
ana wa ibn aami dod el khareeb !!


Traduzindo:
Eu apoiarei o meu irmão contra o meu primo
e apoiarei o meu primo contra qualquer estranho.


Quando não se é um árabe nem uma pessoa do Médio Oriente
deve-se usar esta fórmula para compreender a razão
de uma certa inconstância verificada entre os políticos-árabes
ou entre os árabes em geral.

Aqui o vosso amigo, por exemplo,
apoiará quaisquer massas-árabes (povo) contra
qualquer um dos seus líderes ou reis ou presidente ou xeque
ao passo que, eu apoiaria esse mesmo líder ou ditador ou palhaço
se e quando ele se opuser a qualquer poder-político-estrangeiro.


Poderá parecer aos ocidentais uma atitude-arcaica,
mas eu não me importo, porque este é um facto-histórico-social
e ainda não encontrei uma fórmula melhor.

Para que serve uma ideologia ou uma religião
se não serve para proteger o povo ???

O único problema que posso ter é se o meu irmão
for o ditador que oprime o povo.


O meu irmão, a propósito, é um editor de livros reformado com 68 anos,
e penso que ele não se tornará um ditador no Líbano
(porque Beirute até já está cheio deles)


Raja Chemayel
08 de Março de 2011


PS;
Tendo dito tudo isto:
Eu apoio o povo líbio contra o Coronel
enquanto que apoio Kadafi contra qualquer intervenção estrangeira !!

Sem comentários: