segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Um homem de negócios libanês em 1982

Para: sutiã@quipa.lb
Isto chega para dois




Há uma truque útil a Israel chamado "normalização"
através do qual os homens de negócios árabes são levados a colaborar
com as indústrias de Israel permitindo-lhe despejar os seus produtos
sobre os consumidores árabes........
e pelo meu livro, isto é um comportamento traidor.


A propósito,
nós temos uma anedota em Beirute:


Durante a invasão e ocupação de Beirute em 1982
um homem de negócios israelense estava desesperadamente a tentar vender
sutiãs no mercado libanês,
mas ninguém lhos comprava.

Um dia, um negociante libanês aproximou-se e ofereceu-se
para o ajudar, desde que o israelense lhe deixasse os sutiãs
e regressasse mais tarde para ver os resultados.

Duas semanas depois, os israelense regressou e ficou espantado
como o libanês tinha vendido o lote todo dos sutiãs.

Então, ele deixou ficar um lote ainda maior de sutiãs israelenses
e regressou três semanas depois, e viu o mesmo resultado: tudo vendido !!

Ele suplicou ao vendedor libanês que lhe dissesse qual era o segredo do seu sucesso.

Isso não !!!
este esperto-libanês não revelou a sua fórmula secreta,
mas encomendou-lhe mais daqueles sutiãs israelenses......

Este rentável negócio continuou até o exército israelense
ter de retirar e o negociante-israelense pediu:
Ouça, meu caro Abou Khalil ,
agora vou-me embora e posso nunca regressar,
dou-lhe 10 mil dólares se você me contar o segredo do seu inexplicável sucesso !!

O libanês pegou nos 10 mil dólares (e depois de os contar cuidadosamente)
meteu-os no bolso...... sorriu e disse:
Muito simples, ya homar !! ,
Eu pego nos sutiãs e corto-os em dois, e depois vendo as metades aos soldados israelenses ocupantes
.......

um sutiã, faz dois quipás !!


Sherlock Hommos
Conselheiro de negócios fenício
12.11.11

1 comentário:

Carla disse...

Olá! Estava a procurar informações sobre o povo do Líbano na internet e acabei por encontrar o seu blog. Tenho uma dúvida quanto a se referir aos libaneses como árabes. Há pouco, conheci um libanes nascido nos EUA. Seus pais são libaneses e esta pessoa até morou no Líbano depois de criança, foi criado lá e agora, aos 20 e poucos anos, está de volta aos EUA. Enfim, fiz uma piada (uma piada sem ofendê-lo, claro - assim espero eu) sobre os árabes (sobre árabes terem mais de uma esposa...) e o mesmo respondeu que "não somos árabes". Eu MORRI de vergonha, já que, até onde eu conhecia, os libaneses são descendentes de árabes. Eles até falam árabe e comem comida árabe. Minha dúvida é, o que ele quis dizer com "NÓS não somos árabes"? Eu sei que ele é cristão... me refiro à etnia mesmo.. não são, mesmo os libaneses, árabes? Estou procurando na internet e tudo que leio só confirmaque os libaneses são árabes sim. Por favor,s erá que o senhor poderia me esclarecer esta dúvida? O que são os libaneses, afinal? árabes ou não? Se o senhor puder me respoder, ficaria grata! Meu e-mail é colorfulandpoisonous@gmail.com