quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O paciente israelense

A Paz não está morta
mas também não está viva.



A conversa do momento é se vão ou não
ser relançadas conversações-de-Paz
entre o Estado do Sião e o que sobre da Palestina
e o que sobra dos palestinianos.

Eu tenho 62 anos de idade e desde que me lembro
tem havido constantemente conversações-de-Paz
e nunca houve Paz.........toda a minha vida!!


Claro que o que aconteceu entre o Egipto e Israel
não pode ser chamado de "Paz"......já que eu não vejo
nenhum restaurante israelense no Cairo
nem nenhum restaurante egípcio em Tel Aviv.

O que se passou entre Sadat e Menahim Begin
foi um  suborno ao Regime Egípcio no qual ele
não fará guerra para ganhar os 2 mil milhões de dólares, anualmente.

Israel teve de devolver as areias-quentes e as dunas de Sinai
mas continua com o Petróleo e o Gás.

Agora regressando ao presente:
Israel não negociará porque não quer
nem isso encaixa na sua estratégia.

O Pentágono, o Congresso e a Casa-Branca,
tal como Ramallah, são todos "terrenos-ocupados-por-Israeli"
Quem pode dizer que não ?? !!

No entanto, tenho, para bem da minha análise,
de fazer uma descrição......... ou até simplesmente uma comparação.

Aqui vai:

As negociações-de-Paz são como o Ariel Sharon
ambos estão nos "cuidados-intensivos" e ambos são
mantidos vivos artificialmente........
e em ambos os casos o médico é Israel
e Israel tem o dedo no botão "ligar-desligar".

Quer gostem quer não !!

A Paz não é um parceiro...........a Paz é um Paciente
Israel não é um paciente...........Israel é o médico !!



Raja Chemayel
quase Natal....
19.12.10

Sem comentários: