terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Praça Tahrir............0h45 depois do maldito 10 de Fevereiro de 2011

Praça Tahrir,
foi o primeiro sítio que eu visitei em 1972
quando fui ao Egipto pela primeira vez.

Para mim era como uma peregrinação:
"Estar no local onde esteve El Raiss Gamal Abdel Nasser
quando fez os seus históricos discursos às massas....."

Depois dessa vez já fui ao Cairo umas 70 vezes em viagens de negócios
mas mesmo assim tenho um sentimento especial,
uma espécie de experiência-emocional-mítica quando passo
pela Praça Tahrir.
Até fiquei, propositadamente, no hotel Nile Hilton só para
ficar perto desse local "sagrado".

Não tenho ido ao Egipto nos últimos 6 ou 7 anos, mas pretendo
lá ir em breve.....e depois.....e depois, e irei ver a Praça Tahrir.

Para mim é o coração do coração do egipto-árabe
e tem  agora um duplo valor histórico.

O que aconteceu hoje
e o que vier a acontecer amanhã, novamente.......
A Praça Tahrir é a Praça da Tahrir
"Issmin aala moussama "
(um adjectivo que se torna substantivo)


Raja Chemayel

no décimo primeiro dia de Fevereiro de 2011


NB:
Em árabe, Tahrir  significa "libertação"

Sem comentários: