quarta-feira, 15 de abril de 2009

A história de dois embaixadores




A história de dois embaixadores,
ambos representaram a OLP,
o que quer dizer que representaram a Nação Palestiniana.


O primeiro embaixador tem base na Polónia
fez uma recepção em honra do Embaixador de Israel
que estava de saída da Polónia.
O que quer dizer que os bolos e o champanhe foram pagos pelo
orçamento nacional palestiniano e obviamente isso quer dizer
que os palestinianos estão contentes e satisfeitos com o comportamento do
Governo desse embaixador israelense.
Podem aqui julgar as consequências diplomáticas de um tal
convite para festa-recepção.


A 1000 milhas de distância, em Moscovo, um segundo embaixador palestiniano
Sr. Afifi Saffieh esteve num evento popular,
sem champanhe e sem bolos, que foi em apoio de Gaza
e que foi obviamente organizada por apoiantes do Hamas, em Moscovo.

O Sr. Mahmoud Abbas sendo ele o que é ..... (não é preciso estar a detalhar)
ficou zangado com o Sr. Afif Safieh e demitiu-o.


Eu conheço o Sr. Saffieh, pessoalmente, que era o (nosso) Embaixador da Palestina
aqui na Haia (1987) e eu gostaria de confirmar que no que respeita a representação diplomática e a perícia diplomática
e educação em geral
, o Sr. Abbas não serve para ser
o "moço de recados" do Sr. Saffieh.


Claro que eu não conheço pessoalmente o Sr. Abbas,
mas o que eu vi e ouvi dá-me uma imagem clara
de Abou Mazen (Sr. Abbas) que me dá para comparar as duas personalidades.

O Sr. Affif Safieh até serve para ser o próximo Ministro dos Negócios Estrangeiros palestiniano
se a minha opinião contasse......

Mas sendo as coisas como elas são, e a corrupção, o nepotismo,
o oportunismo e a podridão, todos a serem implantados em Ramallah,
esses dois incidentes (se não dois acidentes) tinham de acontecer.

O Sr. Affif Safieh deixaria qualquer embaixador com inveja
e não surpreende porque é que até a AIPAC insistiu em vê-lo retirado
de Washington, no ano passado........


É boa altura para o Sr. Abbas sair e pedir asilo em Washington
ou em Tel Aviv e deixar os "bons rapazes" fazerem o seu trabalho.

Raja Chemayel
Amesterdão 28.03.09


O meu amigo Affif .

Sem comentários: