quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O que é que apareceu primeiro ?? ............ Os judeus ou o gueto ??

Gueto de Amesterdão - 1938


 Gueto de Amesterdão - 2010
O que é que apareceu primeiro ??
a galinha ou o ovo ??

Eu não estava lá quando Nabucco apareceu
ou quando o Faraó os levou.
Nem tenho nada a ver com a inquisição espanhola.
Não senhor  !!

Eu nasci em 1948 e desde aí tento
perceber o mundo à minha volta.
Uma das perguntas que eu me coloquei
foi a de saber o que apareceu primeiro, os judeus ou o gueto ??

Há 35 anos que eu vivo
no local mais seguro do planeta para qualquer judeu....
que é os Países Baixos.

Nesses 35 anos, a minha cidade, Amesterdão,
já teve 4 Presidentes judeus.
E os Países Baixos que têm 35.000 pessoas-dudias
teve 6 ou 7 Ministros judeus e 10 a 15
Deputados, não esquecendo a presença judia
a nível da Banca e dos Negócios
para não falar da indústria têxtil e dos diamantes...........
etc.etc...
Acabei por acaso por vir morar no bairro judeu de Amesterdão
que passados 25 ou 30 anos foi lentamente mudando
para um outro bairro perto.

Voluntariamente e de forma organizada,
os meus concidadãos-judeus estão a juntarem-se (ou a rejuntarem-se)
a menos de 2 quilómetros de distância.....
num bairro novo ....

ou será melhor dizer, num gueto novo !! ??

Porquê ??
Não faço ideia !!!
mas posso concluir que este (novo) gueto é de fabrico judeu
num país onde os judeus e o judaísmo sempre se deram bem.

Então porquê este
eterno-retorno-da-mentalidade-do-gueto  ??

Este novo bairro, nem é estratégico, nem exclusivo,
nem seguro, nem mais bonito, nem com outras vantagens.......
excepto que agora é judeu !!
Provavelmente, os meus concidadãos-holandeses-judeus-
decidiram novamente ser em primeiro lugar judeus  e depois holandeses !!
Ou talvez se estejam a esconder ........
do próximo Geert Wilders ???

Ik weet het niet precies !!

Raja Chemayel
com cabeça de Hommos-holandês !
25 de Agosto de 2010

Sem comentários: