sábado, 12 de julho de 2008

Digam-lhe que vá para sua casa !!

Filipe, o Árabe,

Imperador de Roma

O que é um árabe ?

Quem são os árabes ?

Actualmente nós somos 21 países-estados-reinos e Principados

Nenhum deles desenhou as suas próprias fronteiras

e nem mesmo dois estados árabes adjacentes desenharam

as suas fronteiras comuns.

Toda e qualquer uma das linhas de fronteira árabes foram desenhadas

pela França ou pela Grã-Bretanha.

A excepção é o Bahrein,

cujas fronteiras foram desenhadas pela própria natureza.

A seguinte excepção seria a Palestina

onde Israel está a brincar a fazer batota com as linhas de fronteira

que, de qualquer foram, eram originalmente Francesas-Britânicas.

Tirando isso, tudo o resto é um caso típico de

linhas fronteiriças pós-coloniais.

O meu avô teria usado um passaporte turco,

mas não havia passaportes no seu tempo,

nem ele viajou para nenhum lado.

O meu pai foi estudar para os EUA como cidadão sírio

e quando acabou os estudos, tinha nascido o Líbano

da nossa mãe-Síria,

por isso o meu pai tornou-se cidadão libanês.

O meu pai serviu o Exército-Livre-Francês em Beirute

e a minha mãe nasceu em 1921 no Líbano

por isso ela tem direito a uma cidadania francesa.

Independentemente do passaporte que trouxermos, nós somos todo árabes !!

e a minha família alargada tem 8 passaportes diferentes

e vive em quatro continentes............

Os meus filhos têm 3 passaportes diferentes.....

e eu tenho 2.

Mas, o que é um árabe e quem é um árabe ??

Podem ler 10 livros a explicar o que é árabe

ou simplesmente verem o que eu digo, já aqui a seguir:

Os árabes existiam antes do Islão e ainda antes do Cristianismo

eles partilham as três religiões monoteístas

eles partilham fronteiras comuns ( que nunca as desenharam)

eles partilham uma língua

eles partilham uma história

(desde o sétimo século, os mesmo inimigos e os mesmos invasores)

eles partilham uma cultura

(que fizeram eles próprios e adaptaram de outros)

Podem chamar-nos um Povo , uma Nação, uma Terra

e a Palestina é o nosso Coração-geográfico

e Jerusalém é a capital primeira da nossa fé.....

Se encontrarem um cidadão israelense

que ainda ontem era um cidadão polaco ou russo

ou peruano ou etíope,

digam-lhe, por favor, que vá para sua casa !!!

Raja Chemayel

um árabe

11 Julho 2008

PS.

Nós invadimos Espanha ........e deixámo-la 500 anos depois

melhor, mais inteligente, mais rica, mais tolerante e mais iluminada.

Sem comentários: