quarta-feira, 23 de maio de 2007

Uma rua chamada Verdun


Dedicado ao meu amigo Nabil F.A.
um cristão que nasceu e vive na rua Verdun


A CNN noticiou que uma bomba explodiu
numa rua chamada Verdun… em Beirute.
A CNN acrescentou que esta é uma “rua de muçulmanos sunitas”

Que engraçado!
Eu fui à escola primária nesta rua Verdun, nos anos cinquenta
e não era sunita nem nada que se pareça…

Durante a Guerra Civil, o meu advogado cristão
e o meu amigo de infância viviam lá
e ainda lá vivem os dois,
entre milhares de libaneses cristãos.

Por isso, a CNN não deve evocar uma guerra civil
nem devia promover migrações sectárias,
que nunca aconteceram!

A juntar a esta charada está o facto:
dos dólares sunitas estarem a financiar os mesmos fanáticos sunitas
que supostamente estão a bombardear uma rua sunita,
chamada Verdun.

Acrescente-se a esta catástrofe preconcebida que:
culpar a Síria repetida e exclusivamente
pode ser contraproducente
e de qualquer maneira já não é plausível.

Claro que a Síria não é um anjo,
mas afinal de contas, a Síria é um país 70% sunita
governado por uma minoria xiita de 15%
que é observada pacificamente pelos outros 15% de sírios cristãos.

Então, porque é que precisamos que a CNN analise e explique
o que acontece numa rua chamada Verdun???
num país árabe multisectário!!
Perguntem também ao Sr. Simon Hersh, que disse hoje, na mesma CNN
Que o dinheiro saudita e da CIA está a financiar os fanáticos sunitas não palestinos.

Verdun:
é o lugar onde a França pós-colonial
travou uma grande batalha contra a Alemanha ainda não fascista…
e nós em Beirute temos de aguentar este nome na nossa rua…
onde supostamente um fanático sunita mata um capitalista sunita.

Confusos???
Deve ser por causa da CNN… não por mim!!

Mas, se a minha opinião contasse para alguma coisa, eu diria:
um sunita do Iraque é melhor do que um xiita lá
e
um xiita do Líbano é melhor do que um sunita na terra dos cedros.
E
a rua Verdun em Beirute deveria chamar-se: rua Voltaire
que é mais honrado para França… e para o Líbano.


Raja Chemayel
Dêem-me Voltaire, quando quiserem!!
Quem é que precisa de Verdun??

Sem comentários: