terça-feira, 7 de agosto de 2007

De que parte da Palestina é que eu sou?

Sou daquela parte
da Palestina
chamada Líbano.

Dessa aldeia palestina
chamada nação oprimida.


Dessa Palestina,
um rio enorme,
nação árabe.

O meu Jesus também era um árabe
que carregou
a cruz da humilhação,
a cruz da liberação,
a cruz da resistência
contra
o império romano
e contra o
sectarismo sionista.

O meu Jesus também era
palestino
tal como eu
e outros
200 milhões de árabes…

Jesus cresceu nas
margens do rio Nilo
e
Abraão cresceu nas
margens do rio Tigre
e
encontraram-se na nossa Palestina.

Maomé cresceu nas colinas
de Meca e acabou a entregar
a mensagem divina,
também aqui,
na nossa Palestina.

E mesmo assim ainda se atrevem a perguntar-me
de que parte sou…?


Eu respondo,
sou libanês,
nasci nas montanhas sírias,
no mar dos árabes,
debaixo do sol de Deus,
que nos dava luz, calor
e nos mostrava o Caminho.

De que parte, ainda perguntam?

Do norte do norte da Palestina,
onde o rio Jordão nasce
e
também onde o rio Eufrates
vê a luz!

Onde nasceu a
Princesa Europa.

Ao sul de Anatólia,
ao Oeste da Pérsia,
ao Norte de Aden.

Onde Maomé e Jesus se encontraram
e
onde Moisés
não pode entrar…

A Palestina é dos árabes!


Raja Chemayel
um árabe, libanês, cristão
Terça-feira, 7 de Agosto de 2007

2 comentários:

Unknown disse...

Oi tudo bem? li com muita apreencao seus relatos e gostei muito... mais venho lhe pedir uma favor pois meu nome é Aden e tive a oportunidade em algumas pesquisas da origem do mesmo e queria saber se voce poderia me informar como ele e escrito... se possivel me envie a resposta por e-mail serei de grande agrado!!!!
adenoliveira@bol.com.br

Cristina disse...

Caro Aden,
Ainda bem que gosta do blog do Raja, continue a visitar-nos!
Pelo que pude averiguar na Internet, Aden é o nome de uma cidade no Iêmen. Nos seguintes links pode ver como se escreve em árabe (عدن):
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81den
http://www.babylon.com/definition/Aden/Portuguese

Volte sempre!