terça-feira, 11 de setembro de 2007

Sander e o seu submarino nuclear


Uma história verdadeira… que aconteceu há 6 anos!

Na manhã a seguir ao 11 de Setembro de 2001
cruzei-me com o meu vizinho do lado, que me perguntou:
“como é que alguém pode odiar assim tanto os EUA??”
Eu, naquele momento, não lhe respondi
porque tinha pressa para chegar ao escritório
e já ia atrasado… porque tinha estado toda a noite
a ver televisão, a CNN e a BBC.

O nome do meu vizinho é Sander "......"
e ele é oficial da marinha holandesa num submarino super secreto...
O seu trabalho era tão secreto que ele nunca me disse o que fazia,
mas depois de sermos vizinhos 5 anos
eu podia mais ou menos imaginar o que ele fazia,
ou a importância do seu trabalho
ou, pelo menos, como devia ser guardado segredo.

O que eu estou a tentar dizer, não é o quão secreto era o trabalho dele,
mas sim o facto de um oficial da marinha holandesa num submarino nuclear
não saber no dia 12 de Setembro de 2001,
quem, ou porquê, alguém poderia odiar os EUA?!


Passaram seis anos desde este breve encontro,
e este vizinho já não é meu vizinho
de certeza que já foi promovido para uma alta patente
e espero que hoje em dia ele já tenha decidido
e se tenha dado conta de quem pode odiar os EUA?
e especialmente porquê??

Provavelmente e logicamente este jovem e inteligente oficial
deverá um dia ter o dedo num certo botão
e eu espero que ele pense duas vezes antes de o pressionar!!
ou que pelo menos ele saiba, agora,
“quem é o inimigo” e porque é que o inimigo existe??

Eu não sei onde é que Sander está agora
mas, se ele fosse ao Iraque ou ao Afeganistão,
talvez ele entendesse…
"... como e porque é que alguém pode odiar tanto os EUA??"

Raja Chemayel
A 11 de Setembro… seis anos depois.

Sem comentários: